LIBERDADE
" Libertas quae sera tamem". Liberdade ainda que tardia.
Frase mais do que conhecida e que trermula na bandeira de Minas Gerais. Um grito de independência. Independência de um povo oprimido, independência de um país, independência de idéias. Foi uma forma de independência, um levante, uma luta. Houveram feridos, um morto, banidos mas a luta continuou.
Existem várias formas de liberdade: de expressão, de viver, de estudar, de vestir,, de ser mas a principal e a mais importante é a liberdade do espírito. Esta é a verdadeira liberdade. Esta ninguém pode aprisionar, ninguém pode amarrar. É a sua liberdade individual, forjada dentro de si pelos ensinamentos aprendidos, com seus acertos e erros. A verdadeira liberdade, a liberdade com a sua responsabilidade. Evidentemente a nossa liberdade termina quando a do outro começa.
Liberdade em filosofia, de maneira negativa, é a ausência da submissão, a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade do sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição do comportamento humano voluntário.. É uma qualidade do ser humano livre. É uma sinergia entre a liberdade e o homem para a auto-afirmação do EGO e sua existência, já diziam filósofos como Sartre e Schopenhauer. E na equação entre Liberdade e Vontade observa-se que o querer ser livre é o instrumento para a liberação do homem. Essa responsabilidade vem acompanhada do dever.
Desde crianças vamos aprendendo lições e temos deveres a cumprir que vão forjando nosso caráter e fazem de nossa caminhada um belo ou triste caminho para o Conhecimento. Criamos filhos com liberdade para andar, se expressar mas colocamos obstáculos, que são os deveres e obrigações para que aprendam que tudo tem que ser moderado. Não quer dizer que acertaremos sempre pois teríamos criado um exército de robôs, embora hoje em dia, muitos assim são criados. A impetuosidade para alguns levarão a circunstâncias ruins, assim como totalmente refreados tolhiremos sua personalidade e a coragem de muitos.
A liberdade com responsabilidade dá ao homem o equilíbrio de suas ações. Um animal nascido em liberdade tem o ensinamento de seus pais o que o levará à sobrevivência. Um animal criado em cativeiro fatalmente morrerá se lhe for dada a liberdade. A liberdade para mim é fruto do meio.
"Liberdade essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que a entenda." ( Cecília Meireles )
Em Ética a liberdade costuma ser considerada um pressuposto para a responsabilidade do agente, para o desenvolvimento do seu ambiente, de suas estruturas, para conseguir, no final, satisfação para o meio.
Mikhail Bakumin dizia: " a liberdade consiste no desenvolvimento pleno de todas as faculdades e poderes de cada ser humano, pela educação, pelo treinamento científico e pela prosperidade material" , mas isto só pode ser concretizado em sociedade, nao em isolamento. Spinoza disse: " Não importa de que maneira você escolhe a vida, sua liberdaede existirá e você a carregará onde quer que esteja assumindo o conjunto de seus atos e respondendo por eles. Ser livre é ter a capacidade para agir, com a intervenção da vontade".
Hoje falando para você coloquei muito de filosofia, de filósofos e um tanto de mim. E é esse tanto de mim que eu considero a melhor parte pois tive a liberdade de colocar minhas idéias ao lado de tantos homens e mulheres importantes que passaram pela vida e viveram e também opinaram. Por isso eu me sinto muito feliz pois exerci uma das melhores formas de liberdade, a de expressão, a do pensamento, a do ensinamento e principalmente a liberdade do meu espírito sonhador. Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário