domingo, 7 de outubro de 2012

FALANDO PARA VOCÊ



                  ELEIÇÕES


    Pelas ruas da cidade um movimento de vai-vem apressado e contínuo. Muitas roupas coloridas. Crianças misturadas a seus pais que meio que assustadas e curiosas vão aprendendo a arte de votar. Isto mesmo. Votar é uma arte, saber votar é uma conquista.

  Dia de votação é o maior barato democrático. Tudo e todos alvoroçados ou altamente compenetrados vão chegando às sessões e a cada hora que passa o borburinho vai aumentando. São grupos aqui e acolá dos que vão votar e dos que já votaram tentando prever qual e tal candidato tem a maior possibilidade.

  Dia de votação você encontra pessoas que não via há muito tempo, curiosamente, e aí aquele bate-papo.

  Sempre há tempo para comprar o pão quentinho, tomar uma água de côco, correr na praia, tomar um banho de mar. Há os que gostam de votar bem cedo e os que deixam para a última hora. Não importa. O importante é comparecer e cumprir com o seu dever cívico.

  Este ano, pela manhã. vi muitas pessoas jovens indo votar e um número bem pequeno de pessoas idosas. Será a decepção para estas, a sensação da inutilidade ou a sensação da continuidade, quiçá, do "mesmismo" ? Não sei. Dirá o tempo, dirão as urnas. Quem viver verá.

  Lembro da minha primeira vez que votei. Acordei bem cedo, peguei a condução e fui para a minha sessão. Meu coração batia acelerado a cada vez que a fila andava e eu me aproximava pela primeira vez da urna. Cumpri com meu dever, dobrei a cédula e a depositei na urna. Ali estava a minha contribuição para um país que eu vislumbrava um futuro glorioso. Sorrindo saí da sessão e passando pelas filas ia deixando um rastro de otimismo e vaidade e pensamentos de dias melhores. Já se vão muitos anos e não posso dizer que ao sair, hoje, da votação transmiti alguma coisa. Sá havia a obrigação do voto e nenhuma sensação. Fui, votei no que me pareceu melhor e só.

  A esperança eu deixo para as minhas netas.

PENSAMENTO DA SEMANA

  " Quem não te procura, não sente tua falta. Quem não sente tua falta, não te ama. O destino determina quem entra na sua vida, mas você decide quem fica nela. A verdade dói só uma vez. A mentira cada vez que você lembra. Então, valorize quem valoriza você e não trate como prioridade quem te trata como opção".

domingo, 12 de agosto de 2012

DIA DO PAI



  Hoje é dia  dos pais.

  As famílias estão reunidas para comemorarem o dia do chefe de família, o provedor. Preparam-se ótimos pratos e deliciosas sobremesas, que se sabe, o irão agradar. Seu preferido. Ou então vão-se a restaurantes para reunir um maior número de pais e avôs. Da família em sí.

  Vai chegando o meio-dia e as famílias vão começando a chegar a casa de seus pais ou vice-versa. Os restaurantes começam a formar fila e senhas são distribuidas. O ar fica mais barulhento mas feliz. Bebês choram, crianças correm e gritam felizes. A alegria está no ar.

  Pela cidade muitos carros e ônibus cheios. Presentes ainda são comprados de última hora. As padarias ficam abarrotadas. Uma energia flui em cada canto. Missas estão terminando, as famílias vão se comprimentando na saída. Todos contentes!

  Felizes os que ainda tem seus pais para poder abraçar, beijar e lembrar de tantos outros dias dos pais. Eu, já não tenho mais o meu mas enquanto tive procurei sempre estar com ele, todos os dias.

  Hoje meus filhos comemoram o dia do pai, sem o seu pai. Triste... mas as lembranças são felizes, pois tiveram um pai presente, participativo e que os amava acima de tudo.

  Que hoje todos os pais e avôs tenham um ótimo Dia do Pai!
  Felicidades!
  Beijo a todos!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

FALANDO PRA VOCÊ

       ANIVERSÁRIO

  Hoje acordei como todos os dias que faço aniversário : muito feliz!
  Feliz porque tenho saúde, porque tenho amigos, porque tenho uma família linda e principalmente porque tenho fé.

  Essa fé me leva a crer que o momento  que vivo merece e deve ser vivido intensamente da melhor maneira possível.

  Agradeço imensamente a todos que me ligaram e a todos que, através desse novo veículo de comunicação que é o Facebook, me parabenizaram com tão lindas mensagens.

  Muito obrigado e até amanhã!
 



sábado, 24 de março de 2012

LUTO

       


                                     CHICO ANÍSIO



  Hoje o Brasil amanheceu de luto.
  Maranguape chora seu filho mais ilustre e querido. A saudade permanecerá para sempre.

  Hoje estamos de luto pelo maior humorista que este país conheceu: Chico Anísio. Um homem sincero e digno para todos que o conheceram. Um homem singular. Um homem único. Talento para ninguém botar defeito. Talento,  que na minha opinião, deixará o lugar vago ( e talvez nunca mais preenchido ) por muito tempo.

  Chico Anísio vai para a galeria dos famosos como um homem que ficará na história como Einstein, Santos Dumont, Thomas Edson, Voltaire, Pelé, Machado de Assis, Elis Regina, Noel Rosa e mais alguns...

  Grande filho, ótimo irmão, grande amigo, bom pai. Alavancou a carreira de alguns humoristas que iniciavam e colocou em seus programas amigos que começavam a não mais ter chance, pela idade, ou pelo ostracismo. Grande caráter!  Deu a mesma importância a cada um personagem criado para eles , em sua querida " Escolinha do Professor Raimundo ". Talvez esta tenha sido a sua maior contribuição social. Sua maior grandeza.

  Seu humor era limpo, sem estrelismo. Não necessitava de apelos sexuais ou pejorativos para que sua graça aflorasse. Sempre trabalhou seus personagens imprimindo uma sátira perfeita a personagens existentes. Um humor crítico mas com elegância.  Frase dele: " Humor é tudo. Até engraçado. "

  Seus shows em teatro, com a cara lavada, sem nada a não ser o microfone, o banquinho e a luz ( que nem seria preciso pois tinha luz própria ) que o iluminava eram perfeitos e seu humor era único, falando do país, de política ou seja numa conversa franca no maior humor., sem apelar para baixezas e que tais, tão na moda.
  Sentirei falta...

  O rádio, a televisão, o cinema e o teatro perderam seu maior astro.
  Quem o viu viveu tempos bons onde se ria à frente da televisão com toda a família reunida.

  Eterno crítico,  humorista, escritor, locutor, ator de teatro, televisão e cinema além de compositor, Chico Anísio se foi na tarde de 23 de março de 2012, aos 80 anos de idade. Uma de suas frase: " Eu não tenho medo da morte, tenho tristeza de nãover meus netos crescidos e conhecer meus bisnetos."

  Vá com Deus, Chico!

  Vá em paz.


 

domingo, 11 de março de 2012

SEMANA DA MULHER

Dia Internacional da Mulher

  Em 1857, em uma fábrica de tecidos em Nova York, houve uma greve das mulheres pois seus salários eram 1/3 menor que o dos homens que faziam o mesmo serviço. A polícia interviu violentamente e houve um incêndio de grandes proporções. Nele 130 mulheres morreram queimadas. No ano de 1975 a ONU resolveu reconhecer estas mulheres e em sua homenagem criaram o Dia Internacional da Mulher, marcada para cada dia 08 do mês de março. Esta é uma triste história....

  Mais um ano passa e é comemorado o Dia e Semana Internacional da Mulher.
  “ – Mas todos os caminhos são os caminhos da rainha!..” ( frase dita pelo gato com seu sorriso enigmático em Alice no País das Maravilhas ). Nele é descrito uma mulher déspota, onde só tem importância o que ela pensa e seus súditos só podem fazer o que ela ordena, pois senão serão levados à morte. O medo impera. O pior quadro de uma mulher é pintado nesta estória, seu pior interior. Alice fica horrorizada, pois só queria encontrar o “ seu caminho “ que a levaria para casa. Felizmente ela acorda do pesadelo para o mundo real que no fundo agrega todas as distorções e maldades. Continuando a estória Alice pergunta: “ – Mas que rainha?” , e o gato responde :-“ A rainha de Copas! Se quiser o caminho mais curto para encontrá-la, passe pelo centro da árvore, você a achará!”
  Todos os dias são o dia da mulher como todo o dia é o dia do homem. A diferença é que sem ela não existiria a humanidade.

  A mulher pari, suporta, atura, trabalha, educa, nutre e embala os sonhos. Reza, chora, fica triste, ousa, exita e defende. Seus filhos são seu maior tesouro ou todos os que ela elege como tal. Uma leoa e uma ovelha. Uma mulher apresentará sempre uma dualidade. Sentimentos aflorados em qualquer ocasião.

  Não é a toa  que a mulher tem TPM. Não é a toa ser difícil ao homem entende-la. Um enorme universo no qual se pode mergulhar e sair do outro lado com um vasto conhecimento. Quanto mais uma mulher vive mais experiente ela fica, mais sábia e no entanto mais frágil. Olhemos um pouco mais para as nossas mulheres, principalmente, para as mais idosas, mais sábias, mais vividas. De uma maneira geral a mulher é enaltecida na flor da idade, requisitada na idade madura e descartada na velhice.

  A mulher nasce da costela de Adão, de um pedaço de um ser colocado no Paraíso mas que se sente só diante de tanta maravilha. Ninguém com quem compartilhar. Um ser que não sentia a felicidade, embora toda a felicidade estivesse ao seu alcance. Então ela é criada e se torna, com sua jovialidade, a companheira ideal até que  querendo sentir mais sensações induz seu companheiro a entrar no maravilhoso mundo da sedução. São expulsos do Paraíso e ela levará a pecha de pecadora, a que trouxe aos homens dores, fome, sofrimentos, escravidão, doenças e infelicidades.

  O dia Internacional da Mulher foi criado para enaltecer este ser tão maravilhoso. Um ser que vai à luta diária, mas leva em seu coração paz e doçura necessárias, sem perder a força interior que a leva a superar qualquer obstáculo. Existe muita violência, ainda contra a mulher. Deve ser registrada que a menos de 100 anos ela pode finalmente votar. O machismo ainda impera.

  Muitas mulheres percorrem, percorreram e percorrerão os caminhos quer nas artes, nas ciências, na política e nas ações humanitárias. Mulheres anônimas ou famosas que sempre deixarão um raio de luz e esperança. Reconheçamos em nossas mães e em nós mesmas estas mulheres.

  Parabéns para nós!
  Feliz Dia Internacional da Mulher!
 
 
 

sábado, 25 de fevereiro de 2012

CARTA PARA MEU PAI


  Hoje se meu pai querido fosse vivo, estaria completando 100 anos. Eu estaria vendo  aquele sorriso maroto, aquela espontaneidade e aquele carisma impar.

  Se ele estivesse vivo, estaria provando os periscos para a sua festa com a " turma " atrás ", vigiando para ele não comer demais. Se meu pai fosse vivo, toda a família estaria reunida e seus amigos sinceros estariam presentes. E olha, minha gente, ele tinha muitos amigos e a família o considerava um exemplo.

  Se meu pai fosse vivo, minha mãe estaria gargalhando de felicidade e recebendo a todos com um sorriso encantador . E bota encantador nisso!

  Hoje se meu pai fosse vivo ele tiraria a sua sonequinha, de meia-hora, depois do almoço e sairia para comprar, em alguma delicatessen muitas iguarias, como só ele sabia comprar, de dar água na boca, para agradar às visitas.

  Hoje se meu pai fosse vivo estaria recebendo muitos beijos e abraços e estaria muito contente por ter uma família tão bonita e feliz.

  Infelizmente, ele faleceu há 29 anos e deixou em nossos corações muita saudade mas legou uma maneira de vida, especial. Quem o conheceu sabe e sente. Até hoje ele é lembrado como exemplo e sem tristezas. Sempre uma história é contada com alegria, principalmente as viagens que ele adorava fazer.

  Pai, sinto saudades do seu carinho, dos seus cabelos com aquela carequinha, dos seus olhos azuis, do seu ótimo humor, da sua risada, em perceber e sentir meus momentos de tristeza e preocupação. Muito obrigado por você ter existido em minha vida!

  Sei e sinto que de onde você estiver, todos os dias de minha vida você está olhando por mim, por seus netos e por suas bisnetas que você jamais conheceu. Sinto também que está feliz ao lado da minha mãe, de seus pais e recebe a todos que aí vão chegando com um abraço para que não se sintam assustados. E aí  onde está, você deve estar mantendo um clima muito agradável.

  Não sei quando irei vê-lo mas até lá vou levando a vida como você ensinou.

  Até um dia e muitas felicidades.

                       Sua filha.

domingo, 22 de janeiro de 2012

FALANDO COM VOCÊ

                   Presente

   Neste minuto é o presente. O passado se foi e o futuro ... Que será, será.

  Não desanimemos nestes dias que se apresentam incertos. A felicidade sempre está ao alcance de nossas mãos. Só temos que esticá-las.

  Cada minuto que passa não volta, portanto devemos curtir, ao máximo, tudo que a vida tem a nos oferecer. Não devemos pensar no passado a não ser para melhorarmos nosso futuro e vivermos melhor o presente.

  Este presente é a única coisa certa na vida, é o que valhe a pena, o que faz sentido. Não caiamos nas tentações a longo prazo. Nada é duradouro. A felicidade é um momento e devemos agarra-la com unhas e dentes. É claro que sempre haverá momentos felizes na vida. Devemos estar atento para eles, para melhor desfrutá-los. Tem gente que passa uma vida inteira buscando esta tal felicidade sem saber que as vêzes ela se esconde até nas próprias lágrimas.

  A dor e a saudade  estarão presentes em nossas vidas, mas são momentos... Significam que não passamos por essa vida em vão. Temos sentimentos profundos e um deles. o maior de todos, é o amor. Família, filhos,amigos é o bem maior que podemos colher ao longo do caminho.
  Como diz a canção: " Fé no homem, fé na vida, fé no que virá..."

  Aceitemos que o presente é o nosso melhor momento. pois temos  tempo para melhorarmos nosso futuro, para burilarmos nossos defeitos, melhoramos nossas qualidades, amarmos uns aos outros.

  Papo um tanto brabo para um início de conversa.

  Falando sério!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ANO NOVO

CASA ARRUMADA


  Casa arrumada é assim.
  Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa, não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
 

Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...


  Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo. Aqui tem vida...


   Casa com vida pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
 

  Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo para a mesa da cozinha.
  Sofá sem mancha? Tapete sem fio puxado? Mesa sem marca de copo?
  Tá na cara que é casa sem festa. E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
  Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde. Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante, passaporte e vela de aniversário, tudo junto...!

  Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda. A que está pronta para os amigos, filhos... Netos, pros vizinhos...
  E nos quartos, se possível, têm lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

  Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

  Arrume sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela. E reconhecer nela o seu lugar.
  Dizem que este texto é de Carlos Drummond de Andrade ( 1902 - 1987 )
  Mas garantem outros que é de Leda Gino que escreve para o site da Ana Maria Braga. Eu não sei  de quem é ao certo, mas que é lindo , é.

  O importante é que casa é isso aí. Um porto seguro.
  Um lugar aconchegante para você, caloroso para seus amigos e um lugar onde sua família gosta de ir para curtir momentos de prazer e poder voltar, quantas vêzes quizer.

  Que sua casa nesse novo ano seja tão legal quanto a minha!

                  FELIZ ANO NOVO!