domingo, 17 de abril de 2011

ALTA TENSÃO

  Mais uma vez a construção de uma hidroelétrica em nosso país, agora a de Belo Monte, no Pará, causa conflitos. Desta vez um grande abalo nas relações de Brasil e OEA. Este projeto está em estudos desde 1980 e hoje, em processo de licenciamento, mais modificações estão sendo feitas para causar menores impactos às comunidades ribeirinhas e indígenas, porém impactos.

 Usinas, para serem construídas não deveriam causar nenhum dano ao meio-ambiente, em todos so seus aspectos e o homem também faz parte deste meio. Pensemos: não haverá outro meio de se levar a energia assim gerada, como o resto do processo ( desenvolvimento, melhor qualidade de vida ) de uma outra maneira? O Brasil, um país de dimensões continentais, com variações climáticas, com muito vento, muito sol, com regiões onde a chuva é diária, pergunto : não poderia ser usada, em cada região, a sua própria energia natural ? Uma energia limpa, sem desestruturar e devastar o meio ambiente?  De qualquer maneira, suas construções, sempre causam grandes impactos sociais e ambientais  que irão sempre afetar a região no futuro.

  Hoje em dia  em virtude de desmatamentos exagerados, construções sem planejamento, o crescimento das pastagens, as grandes culturas de grãos, temos como consequência as desrtificações, os deslizamentos, a destruiçõa. O homem precisa aprender a construir sem destruir, a planejar, exaustivamente, antes de iniciar uma transformação.

  A natureza já nos mostra que o caminho a seguir não é o que está sendo tomado. Pensemos. Reflitamos. Muita coisa tem que ser revista logo. O estrago já foi feito. Agora é seguir em frente mas com a ceteza do acerto. A certeza de que pensamos até a exaustão.!

  Eu não vou esquecer ... e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário