sábado, 27 de agosto de 2011

A SEGUNDA IMPRESSÃO

                                       BRASÍLIA

 

  Visitei Brasília em 1982 para, além de visitar meus amigos, ir a uma belíssima festa de 15 anos do filho deles que considero como se fosse meu filho. Nesta ocasião achei Brasília um lugar perdido no meio do nada.

  Havia alguns corredores de ruas onde estavam plantadas mudas de árvores mas tudo era árido. Os famosos prédios do Congresso, Palácios, Catedral e Ministérios lá se encontravam fincados como blocos de brinquedos. Casas bonitas eram construídas e grandes chácaras escondiam suas mansões. Muitas pessoas, um aglomerado, só eram vistas no Centro da cidade, em shoppings.Quando você saía, aonde quer que fosse, encontrava as mesmas pessoas. Era um tédio. Agora não, são pessoas diferentes que você encontra.

  Hoje, 22 anos depois, me deparei com uma cidade totalmente inusitada. Nas alamedas onde haviam mudas hoje existem árvores e, pasmem, em sua maioria mangueiras e jaqueiras frondosas.


O trânsito muito intenso, mas flui sem grandes engarrafamentos mesmo  na hora do " rush ". O que me encantou foram os parques criados com jardins muito bem cuidados, com variedades de folhagens, flores desabrochando e árvores também floridas. 


   As ruas dão asfaltadas ( asfalto liso ) e até aonde fui não haviam buracos. Os prédios são cercados por vegetação frondosa e à noite Brasília é feéricamente iluminada em seus pontos turísticos. Existe uma nova ponte a JK , que vista de longe parece uma cobra a serpentear por sobre o Lago. Velejadores inundam este lago com suas velas brancas tendo ao fundo um lindo céu azul.



  Realmente me impressionou a cidade.

    O progresso chegou e muitas das chácaras foram divididas em condomínios de lindas casas e mansões. Cada setor continua a ter um centro que atende às necessidades de seus moradores do entorno. Alguns lugares, de um lado e outro da ruas, têm ótimos e bons restaurantes e é aí, que vemos muita gente a se divertir com seus familiares e amigos. Os jovens são uma constante nos diversos lugares de Brasília. De uma certa maneira as pessoas, aos fins de semana, nos parques a que me referi, têm uma cara feliz e os turistas, como eu, ficam felizes também.

     Sua temperatura no inverno é agradável ,e as vezes fria ,e não quente como se imagina apesar da baixa umidade do ar. Alguns dias realmente são muito secos e a vontade de beber água, e se deve, é intensa.

     Vê-se muito poucas pessoas na ruas, nos setores das casas e mansões. Acidade, como um todo, é muito organizada contrastando com a política que tem base em Brasília. Graças a Deus que eles não são vistos a toda hora...! Enfim, se ficar melhor estraga!
 
Esta viagem também me possibilitou acabar, quase que totalmente, com medo de avião. Não é tão feio quanto parece.
  O casal amigo e fiel que lá reside é o mesmo que me recebeu há 22 anos atrás e me proporcionou, ontem e hoje, dias maravilhosos e uma estada primorosa. Coisa de " brother"!
  Agradeço de todo coração e do fundo de minha alma.

  Agora é minha vez de convidá-los para vir aqui em casa passar dias rurais... Estou esperando.

  Adeus Brasília, até logo!

Beijos meus queridos amigos, estou esperando !

Nenhum comentário:

Postar um comentário