sábado, 4 de junho de 2011

ARTES

                       RENASCIMENTO

    Este movimento se caracterizou pela inspiração nos antigos gregos e romanos. A arte era inspirada numa imitação à natureza tendo o,homem, neste contexto, um lugar privilegiado. Havia, no entanto, uma ótica racional e matemática. Houve a recuperação da perspectiva. Na música um sistema tonal, o que gerou emoções e movimento. Na Arquitetura sai o gótico entrando construções menores e mais intimistas e humanas e na literatura a introdulção de uma personagem à narrativa.

   
    Na pintura as artes representavam a natureza na qual a perspectiva entrava, criando uma nova concepção 
de espaço numa superfície plana. A pintura passa a ter movimento, retirando a forma estática medieval.. Isto tão bem sucedido que permanece até os dias de hoje.

   A perspectiva definia os cenários, no ponto de vista central, a proporções de de figura humana. Era voltada ao cultivo do belo tipicamente clássico.

   A pintura renascentista é em essência linear, o desenho era o alicerce e as artes visuais seu domínio. Foi de grande utilidade o estudo das grandes esculturas e relêvos da Antiguidade que deram a base de gestos e de postura ao corpo. A linha constituia o elemento e a cor indicava os estados afetivos e as qualidades.
 Introduziu-se maior dinamismo nas cenas e a descoberta do sombreado como recurso plástico.

  Giotto foi o maior pintor da primeira
renascença italiana e o primeiro e o  dos naturalistas.Sua obra causou grande impressão em seus contemporâneos. Nela havia lógica, simplicidade, precisão e fidelidade à natureza.
   No período Quatrocento as representações da figura humana adquiriram solidez, majestade e poder.
  O próximo marco seria Masaccio em cujas obras o homem tem um aspecto enobrecido e presença concreta. Temos neste período as figuras de Bellini, Carpaccio em Veneza. Aparece a técnica da pintura a óleo, os afrescos e a têmpera. As telas flamengas eram muito apreciadas na Itália por suas qualidades.
 
  Na Alta Renascença temos Leonardo da Vinci que revoluciona a técnica do óleo e penetra no terreno sugestivo, também aliando arte e ciência. Temos o apogeu com Rafael onde revela a doçura, a grandeza solene e a perfeita harmonia.

  Mas se transforma em Maneirismo através de Michelangelo coroando o processo de exaltação do homem, abrindo as portas do trágico e do patético.
Com os maneiristas a figura do homem foram distorcidas formulando uma linguagem visual dinâmica e sofisticada. Temos além de Michelangelo, Veronese e Tintoretto.

  Todo o ciclo renascentista é reconhecida como uma fase de renovação cultural.

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