sexta-feira, 27 de maio de 2011

ALIMENTOS SAUDÁVEIS

                                    PALMITO

  BENEFÍCIOS: Fonte razoável de proteínas e minerais como cálcio, fósforo e ferro.
                          Pequenas quantidades de vitamina C e de complexo B.

 INCONVINIENTE: O palmito é extraído de forma indiscriminada, o que constitui um exemplo de economia predatória.

  O palmito é a parte interna e superior do palmiteiro, um tipo de palmeira. Sua textura macia e seu sabor inconfundível o torna um ingrediente muito apreciado em saladas ou como recheio de empadas e pastéis.

  Embora possa ser encontrado em seu estado natural em feiras, geralmente o palmito é comercializado em conservas, o que faz com que perca um pouco do seu valor nutritivo.
  Cem gramas de palmito fresco fornecem aproximadamente 26 calorias. Cerca de 90% de sua composição é água. O palmito possui também 5%  de carboidratos e 2% de proteínas, além de ser uma fonte razoável de minerais como o cálcio, fósforo e ferro. Ele fornece ainda pequenas quantidades de vitamina C e do complexo B.
  O palmiteiro é nativo do Brasil e pode ser encontrado desde a Bahia até o Rio Grande do Sul. A extração do palmito deve ser criteriosa porque a palmeira morre depois que ele é retirado. Se isso for feito após um período de oito anos não há nenhum problema porque o ciclo reprodutivo já está completo e as sementes do palmiteiro estão maduras o suficiente para germinarem em seguida. Infelizmente, a extração do palmito é feita de forma indiscrimenada e predatória e, se isso não for controlado, futuramente há o risco de não mais termos o prazer de saboreá-lo. Mesmo com a introdução do cultivo, a extração tem colocado em risco as espécies como a mais procurada a EUTERPE EDULIS  Os palmitos de pupunha e açai tem sido aplicados como alternativas para diminuir a ameaça de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário