terça-feira, 17 de maio de 2011

NOTÍCIAS

 
COMPUTADOR -  O mundo virtual ainda é uma dificuldade entre 53% dos professores. Eles admitem ter dificuldade em lidar com a tecnologia. Dos alunos 40% tem dificuldade em usar da tecnologia nas escolas. Os alunos estão a frente dos professores pois são mais familiarizados com a tecnologia. E os professores não estão preparados para a aplicação pedagógica. Existe uma necessidade de treinamento por parte dos profissionais. Apesar de tudo 86% apontaram os cursos de informática como importante para esse aperfeiçoamento.



RAIOS - Porto Real cidade do Vale do Paraíba é o lugar onde caem mais raios no país. O índice de crescimento das descargas elétricas cresceu 11%. O número de tempestades é cada vez maior e não se sabe se estamos detectando um reflexo nas mudanças climáticas. Estima-se que o país seja atingido por 50 milhões de descargas elétricas anuais. Em áreas dispersas na Amazônia o índice de raios é parecido com o de Porto Real.


PESQUISA - O Brasil pesquisa muito, mais pouco sai do papel. Os pequenos pedidos de patentes mostra a dificuldade de aplicar investimentos públicos em ciência. Com a patente o pesquisador ganha um título de propriedade temporária sobre a invenção para desenvolver seu produto. 
  Se não pedir a patente, qualquer competidor pode apropriar-se de seu objeto de trabalho. Alguns cientistas contentam-se em apresentar seus estudos para revistas, congressos e seminários. Depois de ser apresentado ao público não é mais possível registrá-lo. Mais da metade pesquisada vem de fundos públicos e deveria gerar resultados. Muito dinheiro investido é pouco repassado, na forma de resultados. A falta de pesquisadores nas empresas é ruim para a economia.
  Também o tempo de tramitação de um pedido de patente pode demorar até sete anos.Apesar de tudo as pesquisas brasileiras têm sido cada vez mais citadas em trabalhos estrangeiros.
                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário