terça-feira, 17 de maio de 2011

RECEITA PARA UM AMIGO

                   GALINHADA

  Tenho um grande amigo, de nome Sergio, casado com uma grande amiga de infância que estavam sempre conosco, eu e meu marido ( infelizmente falecido ). Meu amigo sempre foi um gourmet, um bom garfo e um ótimo chef de casa e para os amigos. Divertido, bom astral, amigo para todas as horas. Ele e minha amiga moram em outro estado mas sempre que vinham ao Rio estavam, quase todos os dias conosco.
  Minha filha disse: " Mamãe já que você está escrevendo para " amigos" por que não dedicar ao tio Sergio aquela famosa receita de Galinhada que ele tanto gostou e que você faz muito pouco?"
  Obedecendo ao sábio conselho dedico esta receita ao meu grande amigo Sergio que repetiu, junto comigo, a este delicioso prato da cozinha brasileira que parecerá estranha pela mistura de ingredientes mas que misturados trazem e fazem o grande barato!
  Aqui vai o " cassoulet ' brasileiro, a nossa GALINHADA. Experimentem e eu sei que vocês irão gostar!!!

Ingredientes : 1 frango inteiro
                     Óleo
                     250 grs. de linguiça em rodelas ( calabresa )
                     250 grs. de toucinho defumado em pedacinhos
                     Alho socado ( quanto queira )
                     1 cebola picada
                     2 fôlhas de louro
                     2 tomates picados
                     1/2 k de arroz
                     1 lata de ervilha
                      Sal e pimenta a gosto
                      Salsa, cebolinha e coentro ( a gosto )
  Em uma caçarola ( de preferência de ferro ) grande, coloque o óleo, frite bem o toucinho, acrescente o alho socado e coloque o frango em pedaços ( depois de bem lavado e esfregado com limão e se quizer tire a pele ), refogue muito bem até dourar. Acrescente a cebola e o louro. Depois de bem frito coloca-se a linguiça e os tomates. Acrescente o arroz, frite bem, coloque meia panela de água fervente, a ervilha, o sal e a pimenta. Cozinhe por meia-hora. Na hora de servir acrescente a salsa, o coentro e a cebolinha, bem picadinhos. Misture muito bem. O arroz tem que ficar bem úmido. Enfeite com flor de tomate, ovos cozidos e azeitonas pretas, Sirva na própria panela de ferro. Sirva com banana ouro, de preferência, à milanesa e uma bela salada verde, cenoura e beterraba raladas.
  Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário